A prevenção de acidentes é uma das maiores preocupações em qualquer operação de transporte, e cabe à gestão de frotas atuar para aumentar ao máximo a segurança no trabalho.
Afinal, apesar dos esforços contínuos para melhorar a segurança no trabalho, um em cada seis acidentes fatais envolvem empilhadeiras.
Esses dados, da Agência de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA, revelam também a ocorrência de 100 mil acidentes anuais, resultando em mais de 100 mortes envolvendo empilhadeiras, gerando perdas de US$ 135 milhões/ano.
Acidentes com máquinas, aliás, lideram as estatísticas no ambiente organizacional brasileiro. Entre 2012 e 2021, os casos fatais chegaram a 2.756, sem contar ocorrências de amputações e outras lesões gravíssimas.
No período citado, os operadores de empilhadeiras se envolveram em 24.858 acidentes, reforçando a necessidade da gestão de frotas priorizar meios de prevenção de acidentes, aumentando a segurança no trabalho para evitar consequências que podem ser brandas ou ocasionar óbitos.
Nesse cenário, a telemetria veicular baseada em IA surge como uma ferramenta importante para práticas mais seguras e eficientes, seja em vias ou mesmo na empresa, no momento de usar a empilhadeira.
Lendo este artigo você descobrirá o porquê.
Telemetria e prevenção de acidentes: uma combinação poderosa
A telemetria é uma tecnologia avançada que coleta e analisa dados em tempo real, permitindo a identificação de comportamentos de risco que são frequentemente as causas subjacentes de acidentes.
Essa poderosa ferramenta, especialmente quando associada à Inteligência Artificial, permite à gestão de frotas monitorar padrões de condução como a velocidade excessiva, frenagens bruscas ou manobras agressivas, todos indicativos de condução imprudente.
Além disso, a telemetria pode auxiliar na manutenção de ativos como, por exemplo, as empilhadeiras, detectando problemas e permitindo corrigi-los com rapidez.
Esses dados, quando analisados, revelam tendências de riscos que podem ser abordadas e solucionadas proativamente na prevenção de acidentes em ambientes externos e internos — como os que ocorrem com o mau uso de empilhadeiras.
Desse modo, essas intervenções reduzem o risco de acidentes e promovem uma cultura de segurança do trabalho na organização.
Em outras palavras, a telemetria é mais do que um simples monitoramento. Trata-se de uma abordagem estratégica que antecipa riscos, evita acidentes e salva-vidas.
Principais causas e recursos inteligentes para prevenção de acidentes
Estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no Brasil, afirma que a falta de atenção ou de reação dos motoristas, motociclistas e pedestres representam 36% das ocorrências de acidentes ocorridos nas vias.
Além disso, estão associados a uma boa parte desses acidentes:
- Forma de condução do motorista,
- Má conservação dos veículos;
- A desobediência às regras estabelecidas previamente pela organização;
- Velocidade acima da média estabelecida.
Para combater essas causas e efetuar a prevenção de acidentes, aumentando a segurança do trabalho, foram desenvolvidos recursos tecnológicos avançados. Muitos deles usando a Inteligência Artificial e biometria.
Um dos recursos mais significativos utilizando telemetria baseada em IA, emitem alerta que podem prevenir acidentes causados pela sonolência ou desatenção.
Outra ferramenta fundamental para maior segurança no trabalho é a detecção e alerta de colisão, que utiliza a telemetria para coletar dados de velocidade e proximidade, identificando potenciais riscos e avisando o motorista a tempo de evitar o acidente.
Semelhantemente, a detecção e alerta de troca de faixa monitoram a posição do veículo considerando o espaço em que estão trafegando, alertando o motorista se ele estiver saindo involuntariamente de sua faixa.
Nesse contexto de maior segurança no trabalho e prevenção de acidentes, os avisos sonoros em tempo real são muito importantes para notificar os motoristas sobre diversas situações perigosas, como as citadas anteriormente.
Além disso, a telemetria com IA também é essencial para alertar os motoristas quando eles estão dirigindo acima da velocidade média determinada pela empresa, ajudando a reduzir riscos causados por esse fator.
Segurança, um dos pilares da Softrack
Nós da Softrack, somos reconhecidos por soluções intralogísticas e temos a segurança como um dos pilares fundamentais e, para isso, integra tecnologia de ponta, como IA, em seus processos.
Nossas soluções oferecem análise precisa e em tempo real das operações logísticas, possibilitando a identificação de padrões, previsão de problemas potenciais e sugestão de soluções proativas.
Esta abordagem não apenas aprimora a segurança do trabalho, mas também contribui para a redução de custos e impactos ambientais, alinhando-se com as necessidades e desafios do mundo moderno.